Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Releituras das obras de Marcos Andruchak

Dada a importância da aprendizagem por meio da vivência e experiências do fazer artístico, do desenvolvimento do olhar estético e da contextualização histórica da Arte, a professora Luciana Solak, realizou uma atividade de releitura das obras do pintor paranaense Marcos Andruchak, com as turmas da 7ª série do Ensino Fundamental.

Marcos Andruchak começou na arte muito cedo. Formado em computação gráfica e matemática. Desde criança mostrou talento para as artes, desenvolvendo desenhos e ilustrações complexas. Passou pelo guache e aquarela e aos 15 anos de idade pintou seu primeiro óleo sobre tela.
Nas diversas fases que sua arte percorreu, a caracterização do “geometricismo” tem especial relevância. O estilo se deve às linhas geométricas e à sutil evidência do elemento “expressão”, um meio de linguagem na construção da pintura. Como principais objetivos de artista destaca-se a difusão da arte na cultura popular e a grande necessidade de aproveitar suas tintas como meio idealista ao incentivo e conquistas de cidadania, respeito e crescimento cultural para o povo.

Palavras do artista sobre sua obra:

"A minha arte é minha do ponto de vista de concepção e é do mundo através do limite da observação. Cada rabisco tem uma história. Deste trabalho, posso afirmar que cada elemento de imagem na pintura ou no desenho nasceu de um momento ímpar de minha história. Foi onde expressei sob o ângulo reservado a minha visão momentânea em conjunto à técnica escolhida (risco, rabisco, tinta, pincel e suporte). Sempre que penso ter encontrado a pureza de meu estilo, a experimentação me faz perceber que tudo isso é um eterno desenvolvimento..."

Trabalhos realizados pelos alunos




Um comentário:

  1. Parabéns Professora Luciana. O resultado de sua dedicação está aí, nas belíssimas obras de seus alunos com estas fantásticas releituras aos trabalhos de Andruchak. Confesso que sou um fã absoluto deste grande artista e fiquei emocionado de ver o traço singular de suas crianças, buscando a inspiração nas cores brasileiras. É isso aí, educação e arte em primeiro lugar.

    Beto.

    ResponderExcluir