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segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Plano de Ação Equipe Multidisciplinar 2017



PLANO DE AÇÃO


1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição de Ensino: COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS
Município: TELÊMACO BORBA
NRE: TELÊMACO BORBA
Coordenadora/or da Equipe Multidisciplinar: JOSÉ ANTONIO SINTRA
Componentes da Equipe Multidisciplinar: CLEIDE MARIA BUENO
DIRCE TEREZINHA NUNES
DIVA ROSA FIRMINO BIANCON
ELISÂNGELA DA SILVA GODOY
JOSÉ ANTONIOSINTRA
MARLENE DE MOURA MORAES

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2. JUSTIFICATIVA
  • Contextualizar a realidade étnico-racial da SEED na perspectiva de dialogar, estudar, debater, mobilizar, multiplicar, refletir sobre a importância da Legislação 10.639/2003 e 11.645/2008 no âmbito da educação básica.
  • Contextualizar a realidade da escola e/ou da educação no que se refere aos princípios norteadores da proposta para as EM 2017, bem como, o processo de planejamento das ações, reflexões e tomada de decisões, destacando as perspectivas para o alcance dos resultados.


3. OBJETIVO GERAL
Desenvolver ações que efetivem a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Indígena das Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08.


4. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES

Ações Práticas didático-pedagógicas para efetivar o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas disciplinas curriculares.
a) Acompanhamento e enfrentamento ao preconceito, discriminação e racismo no ambiente escolar.
-Ações pontuais voltadas aos alunos.
b) Disponibilizar um período na Semana Pedagógica para trabalhar educação das relações etnicorracias e diversidade sexual - materiais a serem trabalhados nessa semana: slides sobre os temas, sugestões de materiais, filmes, indicações de sites.
-Ações voltadas aos professores.

c) Orientação na elaboração do PPP, da PPC e do PTD, com o objetivo de detectar se estão sendo contemplados os conteúdos sobre Relações Étnico-Raciais e ao Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana, Indígena e Diversidade Sexual.
-Ações voltadas aos professores.

d) Implementação de atividades envolvendo o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, com o envolvimento de todas as disciplinas.
-Ações voltadas aos professores, Equipe Pedagógica e Direção.





Ação Mobilizadora de Reconhecimento e Valorização Afro-Brasileira, Quilombola e Indígena.
a) Desenvolvimento de palestras e debates com profissionais da área de Direito, sobre discriminação racial.
-Ações voltadas para toda a comunidade escolar e externa (pais/responsáveis, convidados, autoridades)





Ação de incentivo à autodeclaração.
a) elaborar e aplicar pesquisa buscando a conscientização e focando a autodeclaração da comunidade escolar.



Ações para a Promoção de Igualdade Racial garantindo a participação e atuação multiplicadora dos Agentes Educacionais e Estudantes integrantes da EM.
A partir das do desenvolvimento das atividades da Equipe Multidisciplinar, desenvolver junto às Agentes Educacionais, estratégias de multiplicação da Cultura Afrobrasileira e Africana e Indígena, a fim de se efetivar uma consciência de reconhecimento, respeito e tolerância.


Realização do seminário na Semana da Consciência Negra.
Será realizado o II FORUM DO ESTUDANTE, com o subtítulo
NÓS BRASILEIROS: NOSSAS ORIGENS, NOSSAS CORES”, com a presença de personalidades dos vários segmentos sociais, aberto à comunidade escolar e externa, no formato do I FÓRUM DO ESTUDANTE, realizado em 2013. Veja em : cepvtb.blogspot.com.br


Ações pedagógicas o assessoramento e monitoramento das EM das instituições de ensino.
CAMPO A SER PREENCHIDO SOMENTE PELA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DOS NRE.




5. CRONOGRAMA

Ação


Objetivo


Data/Período


Responsáveis


PALESTRA
MOBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO DO ALUNO E COMUNIDADE ESCOLAR
15 a 30 DE OUTUBRO DE 2017
EQUIPE MULTIDISCIPLINARDIREÇÃO
PROFESSORES
FÓRUM
MOBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO DO ALUNO E COMUNIDADE ESCOLAR
20/11/2017
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

DIREÇÃO/EQUIPE PEDAGÓGICA/PROFESSORES
INTERVALO TEMÂTICO
MOBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO DO ALUNO
26 a 27/10/2017
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES
MOBILIZAÇÃO/PROMOÇÃO
DE MARÇO A NOVEMBRO 2017
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR


6. AVALIAÇÃO

As ações serão avaliadas continuamente pela Equipe Multidisciplinar e pelo coletivo escolar.
As avaliações servirão como subsídios para rever as ações implementadas no decorrer do ano letivo.
A avaliação é vista como ação fundamental para a garantia do êxito do trabalho, na medida em que é condição para as decisões a serem tomadas. É parte integrante do processo de construção das ações e compreendida como responsabilidade coletiva. É também por meio dela que toda a extensão do ato educativo, e não apenas a dimensão pedagógica, é considerada. As avaliações formais nas diferentes disciplinas seguem contextualizadas e, principalmente no tocante aos temas específicos da cultura africana e indígena. Também, esse processo se valerá de dados estatísticos sobre os trabalhos realizados, os objetivos alcançados e os números produzidos; dados que servirão de bases orientadoras para os trabalhos futuros.
As atividades desenvolvidas nesse período terão seu processo avaliativo registrado em Ata e outras formas de arquivo para futuras análises e desenvolvimentos de outras atividades semelhantes. Também, os alunos serão ouvidos a respeito do aproveitamento das atividades.
Após o desenvolvimento dos trabalhos, será elaborado quadro demonstrativo com os dados estatísticos das atividades desenvolvidas/coordenadas pela Equipe Multidisciplinar; a exposição desse quadro servirá de referência para a orientação de outras atividades relacionadas à Cultura Afro-Brasileira e aricana junto aos alunos e professores também para orientar as atividades da Equipe Multidisciplinar em 2018.






7. REFERÊNCIAS


BRASIL. Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 20 maio.2013.
______. Lei n.° 11. 645, de 10 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “Historia e Cultura Afro-Brasileira e indígena. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 20 maio.2013.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Educação do Campo. Curitiba: SEED, 2008.
______. Secretaria de Estado da Educação. Educação Escolar Indígena. Curitiba:
SEED, 2006.
______. Secretaria de Estado da Educação. Educando para as relações étnico raciais.
Curitiba: SEED, 2006.
______. Secretaria de Estado da Educação. História e cultura afro-brasileira e afriacana. Curitiba: SEED, 2005.
______. Secretaria de Estado da Educação. Sexualidade. Curitiba: SEED, 2009.
Sites consultados:
http://www.diaadia.pr.gov.br/dedi/
http://www.diaadia.pr.gov.br/ngds/
http://www.diaadia.pr.gov.br/dedi/ceei/
http://www.diaadia.pr.gov.br/nerea/
______Documentos de referência das Atividades da Equipe Multidisciplinar 2015.
Leis 10.693/03 e 11.645/08.
“NÓS, BRASILEIROS: NOSSAS ORIGENS, NOSSAS CORES” (Documento síntese dos trabalhos da Equipe Multidisciplinar 2014)



Data: TELÊMACO BORBA, 25 DE SETEMBRO DE 2017.




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