PLANO DE AÇÃO
1. IDENTIFICAÇÃO
Instituição de Ensino: COLÉGIO
ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS
Município: TELÊMACO BORBA NRE: TELÊMACO BORBA
Coordenadora/or da Equipe
Multidisciplinar: JOSÉ ANTONIO SINTRA
Componentes da Equipe
Multidisciplinar: CLEIDE MARIA BUENO
DIRCE TEREZINHA NUNES
DIVA ROSA FIRMINO BIANCON
ELISÂNGELA DA SILVA GODOY
JOSÉ ANTONIOSINTRA
MARLENE DE MOURA MORAES |
2. JUSTIFICATIVA
|
3. OBJETIVO GERAL
Desenvolver ações que efetivem a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Indígena das Leis Nº 10.639/03 e Nº 11.645/08. |
4. PLANEJAMENTO DAS AÇÕES
Ações Práticas didático-pedagógicas para efetivar o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas disciplinas curriculares.
a)
Acompanhamento e enfrentamento ao preconceito, discriminação
e racismo no ambiente escolar.
-Ações
pontuais voltadas aos alunos.
b)
Disponibilizar um período na Semana Pedagógica para trabalhar
educação das relações etnicorracias e diversidade sexual -
materiais a serem trabalhados nessa semana: slides sobre os temas,
sugestões de materiais, filmes, indicações de sites.
-Ações
voltadas aos professores.
c)
Orientação na elaboração do PPP, da PPC e do PTD, com o
objetivo de detectar se estão sendo contemplados os conteúdos
sobre Relações Étnico-Raciais e ao Ensino de História e
Cultura Afrobrasileira, Africana, Indígena e Diversidade Sexual.
-Ações
voltadas aos professores.
d)
Implementação de atividades envolvendo o Ensino de História e
Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, com o envolvimento
de todas as disciplinas.
-Ações
voltadas aos professores, Equipe Pedagógica e Direção.
|
Ação Mobilizadora de Reconhecimento e Valorização Afro-Brasileira, Quilombola e Indígena.
a)
Desenvolvimento de palestras e debates com profissionais da área
de Direito, sobre discriminação racial.
-Ações
voltadas para toda a comunidade escolar e externa
(pais/responsáveis, convidados, autoridades)
|
Ação de incentivo à autodeclaração.
a) elaborar e
aplicar pesquisa buscando a conscientização e focando a
autodeclaração da comunidade escolar.
|
Ações para a Promoção de Igualdade Racial garantindo a participação e atuação multiplicadora dos Agentes Educacionais e Estudantes integrantes da EM.
A partir das
do desenvolvimento das atividades da Equipe Multidisciplinar,
desenvolver junto às Agentes Educacionais, estratégias de
multiplicação da Cultura Afrobrasileira e Africana e Indígena,
a fim de se efetivar uma consciência de reconhecimento, respeito
e tolerância.
|
Realização do seminário na Semana da Consciência Negra.
Será
realizado o II FORUM DO ESTUDANTE, com o subtítulo
“NÓS
BRASILEIROS: NOSSAS ORIGENS, NOSSAS CORES”, com a presença de
personalidades dos vários segmentos sociais, aberto à comunidade
escolar e externa, no formato do I FÓRUM DO ESTUDANTE,
realizado em 2013. Veja em : cepvtb.blogspot.com.br
|
Ações pedagógicas o assessoramento e monitoramento das EM das instituições de ensino.
CAMPO
A SER PREENCHIDO SOMENTE PELA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DOS NRE.
|
5. CRONOGRAMA
Ação |
Objetivo |
Data/Período |
Responsáveis |
PALESTRA
|
MOBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO
DO ALUNO E COMUNIDADE ESCOLAR
|
15 a 30 DE OUTUBRO DE 2017
|
EQUIPE
MULTIDISCIPLINARDIREÇÃO
PROFESSORES
|
FÓRUM
|
MOBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO
DO ALUNO E COMUNIDADE ESCOLAR
|
20/11/2017
|
EQUIPE
MULTIDISCIPLINAR
DIREÇÃO/EQUIPE
PEDAGÓGICA/PROFESSORES
|
INTERVALO TEMÂTICO
|
MOBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO
DO ALUNO
|
26 a 27/10/2017
|
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
|
IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES
|
MOBILIZAÇÃO/PROMOÇÃO
|
DE MARÇO A NOVEMBRO 2017
|
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
|
6. AVALIAÇÃO
As
ações serão avaliadas continuamente pela Equipe
Multidisciplinar e pelo coletivo escolar.
As
avaliações servirão como subsídios para rever as ações
implementadas no decorrer do ano letivo.
A
avaliação é vista como ação fundamental para a garantia do
êxito do trabalho, na medida em que é condição para as
decisões a serem tomadas. É parte integrante do processo de
construção das ações e compreendida como responsabilidade
coletiva. É também por meio dela que toda a extensão do ato
educativo, e não apenas a dimensão pedagógica, é considerada.
As avaliações formais nas diferentes disciplinas seguem
contextualizadas e, principalmente no tocante aos temas
específicos da cultura africana e indígena. Também, esse
processo se valerá de dados estatísticos sobre os trabalhos
realizados, os objetivos alcançados e os números produzidos;
dados que servirão de bases orientadoras para os trabalhos
futuros.
As
atividades desenvolvidas nesse período terão seu processo
avaliativo registrado em Ata e outras formas de arquivo para
futuras análises e desenvolvimentos de outras atividades
semelhantes. Também, os alunos serão ouvidos a respeito do
aproveitamento das atividades.
Após
o desenvolvimento dos trabalhos, será elaborado quadro
demonstrativo com os dados estatísticos das atividades
desenvolvidas/coordenadas pela Equipe Multidisciplinar; a
exposição desse quadro servirá de referência para a orientação
de outras atividades relacionadas à Cultura Afro-Brasileira e
aricana junto aos alunos e professores também para orientar as
atividades da Equipe Multidisciplinar em 2018.
|
7. REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 20 maio.2013.
______.
Lei
n.° 11. 645,
de 10 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de
ensino a obrigatoriedade da temática “Historia e Cultura
Afro-Brasileira e indígena. Disponível
em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>.
Acesso em: 20 maio.2013.
PARANÁ.
Secretaria de Estado da Educação. Educação
do Campo.
Curitiba: SEED, 2008.
______.
Secretaria de Estado da Educação. Educação
Escolar Indígena.
Curitiba:
SEED,
2006.
______.
Secretaria de Estado da Educação. Educando
para as relações étnico raciais.
Curitiba:
SEED, 2006.
______.
Secretaria de Estado da Educação. História
e cultura afro-brasileira e afriacana.
Curitiba: SEED, 2005.
______.
Secretaria de Estado da Educação. Sexualidade.
Curitiba: SEED, 2009.
Sites
consultados:
http://www.diaadia.pr.gov.br/dedi/
http://www.diaadia.pr.gov.br/ngds/
http://www.diaadia.pr.gov.br/dedi/ceei/
http://www.diaadia.pr.gov.br/nerea/
______Documentos
de referência das Atividades da Equipe Multidisciplinar 2015.
Leis 10.693/03 e
11.645/08.
“NÓS,
BRASILEIROS: NOSSAS ORIGENS, NOSSAS CORES” (Documento síntese
dos trabalhos da Equipe Multidisciplinar 2014)
|
Data: TELÊMACO BORBA, 25 DE SETEMBRO DE 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário