Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Geração Atitude 2017




A aluna Nathali Santos Dias, do Colégio Estadual Presidente Vargas foi uma das 25 finalistas entre os 228 inscritos no projeto Geração Atitude 2017, programa desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público. O projeto de Nathali prevê a obrigatoriedade da disponibilização do livro didático na forma física e on-line (PDF).

O "Geração Atitude" é um projeto que tem o objetivo de apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil.
Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público do Paraná, o projeto tem o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça do Paraná e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.
O Projeto Geração Atitude é desenvolvido em 160 escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná. O Geração Atitude permite a participação de todas as escolas interessadas, uma vez que a metodologia e os materiais de apoio podem ser utilizados de forma aberta e irrestrita.
As ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e o país.
O projeto é dividido em três ações principais: "Geração na Escola", atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes de Direito, a "Caravana da Cidadania", concurso que selecionará as melhores ideias de projetos de Lei de estudantes do Paraná e a "Gincana da Cidadania", um programa de televisão de cunho educativo-cultural gravado nas escolas públicas da capital e do interior do Estado.
Fonte:  http://www.alep.pr.gov.br/geracao_atitude/

Veja mais...

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Dia da Consciência Negra no CEPV


Segunda-feira (20/11) foi comemorado o Dia da Consciência Negra no CEPV.  Alunos e professores realizaram uma mostra cultural, com artesanato, painéis e apresentações artísticas.

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Fonte:https://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_consciencia_negra.htm
Veja mais...