Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de março de 2011

CEPV participa de desfile cívico


O Colégio Estadual Presidente Vargas, participou nesta segunda-feira (21/03) do desfile cívico em comemoração do aniversário de 47 anos de Telêmaco Borba.
O evento contou com a presença de escolas municipais, estaduais, particulares, além de representantes de outros setores da sociedade.


Professores e funcionários do CEPV


Telêmaco Borba, 47 anos de história

Em 1941, o então Presidente Getúlio Vargas, geria um estado muito dependente de importações. A II Guerra Mundial alvoroçava o mundo e a compra de produtos estrangeiros estava tornando-se escassa e cara. Notou-se então que o país deveria ser auto-suficiente na produção de diversos itens, dentre eles, o papel.
A fabricação de papel ficou ao encargo de industriais que instituiriam as Indústrias Klabin do Paraná Papel e Celulose S/A. O risco de implantação era grande visto que o projeto de construção era para o sertão do Paraná, onde não haviam casas, e nenhum quilômetro de estradas de rodagem, entretanto, havia uma vantagem, a existência de grande volume de matéria-prima para a fabricação de papel.
O primeiro núcleo operacional, com a função de criar a infra-estrutura da fábrica de papel, fixou local na região central da Fazenda Monte Alegre e recebeu a denominação de Lagoa. As primeiras atividades realizadas foram obras macadamizadas, que possibilitaram, entre outros objetivos, a construção de uma usina hidrelétrica que forneceria energia às vilas e à fábrica. Essa hidrelétrica recebeu o nome de "Mauá". Além da construção da usina houve a necessidade também da construção de um aeroporto, com pista de 950m, na época um dos maiores do Paraná, contava com um serviço aéreo regular entre São Paulo, Monte Alegre, Curitiba e vice-versa, pelos serviços aéreos Cruzeiro do Sul.
A construção da unidade de fabricação de papel situava-se a da Lagoa, as margens do Rio Tibagi e Harmonia. Logo em seguida foi construída uma barragem no rio Harmonia com capacidade de de água limpa, garantindo o abastecimento de água na indústria.
Como consequência de todo este empreendimento, houve uma verdadeira expedição ao interior do Paraná.
Em 1947, chegou a Monte Alegre como diretor administrativo das IKPC, Horácio Klabin, que determinou a alteração do mapa do Estado do Paraná, na região Sul do Brasil, construindo uma nova cidade, pois já existiam vários núcleos habitacionais na fazenda de Monte Alegre e para a Indústria era muito oneroso manter todo este pessoal dentro da fazenda que também já não atendia a demanda por mais habitações. Observou-se ainda, que começaram surgir moradias clandestinas do outro lado do rio. Iniciou-se então, do lado oposto à fábrica com relação ao rio Tibagi o loteamento de 300 alqueires de terra, esse loteamento chamou-se "Mandaçaia" e mais tarde foi batizado com "Cidade Nova".
Foi obra também de Horácio Klabin a construção do Bonde Aéreo que daria meio de transporte fácil e barato aqueles que trabalhavam na fábrica.
Entre os anos de 1960 até 1964, ocorreram discussões a favor da emancipação da Cidade Nova de seu município de origem, Tibagi. Mas, somente em 21 de março de 1964 o procedimento foi sancionado pelo então governador Ney Aminthas de Barros Braga. E essa lei deu origem então ao município de Telêmaco Borba, tendo como prefeito Péricles Pacheco da Silva.
A denominação Telêmaco Borba é uma homenagem feita ao coronel Telêmaco Enéias Augusto Moracines Borba, que atuou como desbravador, colonizador, colecionador e escritor na região do Vale do Tibagi.

Fonte: Site oficial da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba

3 comentários:

  1. Colégio do core, sempre vou lembrar com saudades!! Quando cheguei em Telemaco e fui recebida com muito calor humano!!! Que vcs sejam muito felizes!! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. eu amei o desfile estava muito bonito

    ResponderExcluir
  3. Um colégio que eu adoro estudar,espero ficar la até terminar tudo...sempre que precisei de todos eles,sempre estiveram apoiando mesmo eu sendo aluna eles sabem diferenciar os pontos certos e são muitos educados

    ResponderExcluir