Nesta terça-feira (04/09) teve início o "Projeto Civismo" no CEPV.
Em comemoração ao "Dia da Independência - 07 de setembro", foi hasteada a bandeira ao som do hino nacional cantado por alunos e professores.
Na programação do projeto, haverão atividades em sala de aula a respeito dos vários aspectos do civismo.
Um pouco de história...
Hino Nacional Brasileiro
A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro II, sua letra foi trocada e a composição,
devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino
nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal. Após
a proclamação da República os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da República, Deodoro da Fonseca,
oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco
Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez
seria o Hino da Proclamação da República. Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial.
A orquestração do hino é de Antônio Assis Republicano e sua instrumentação para banda é do tenente Antônio Pinto Júnior. A adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomuceno e é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico-instrumentais do hino.
Bandeira Nacional
A bandeira do Brasil é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são as armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional.
A atual versão da bandeira possui suas cores e dimensões estabelecidas
pelo decreto-lei número quatro de 19 de novembro de 1889 (data em que
foi adotada), sofrendo poucas alterações desde então. Tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes, sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.
A atual bandeira nacional é a segunda republicana e o terceiro estandarte oficial do Brasil desde sua independência.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/
Nenhum comentário:
Postar um comentário