Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

Feliz Páscoa no CEPV!









V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente


A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.
A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.
A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.








segunda-feira, 19 de março de 2018

Projeto Cuidando das Águas




Vamos cuidar do Brasil
Cuidando das Águas


Apresentação
Este projeto, visa promover um processo permanente de educação ambiental no colégio, mobilizando professores, alunos e comunidade, na realização de atividades pedagógicas, pesquisas e produção de materiais, tendo como tema prioritário “a água como recurso finito”.
Justificativa
Reconhecendo a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição e desperdício, esse tema visa sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar, através de uma grande diversidade de experiências com participação ativa, atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.
Objetivos
    • reconhecer que a qualidade de vida de todos, está ligada à maneira como tratamos o nosso meio ambiente;
    • adotar, através de atitudes cotidianas, medidas que valorizem o consumo da água;
    • conscientizar a comunidade escolar, sobre a importância de preservar, economizar e recuperar nossos recursos hídricos, para garantir qualidade de vida nos próximos anos.
Problematização
Por meio de experiências já vivenciadas pela comunidade escolar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que a sociedade vem enfrentando com a poluição, desperdício e a escassez de água, para isso, sua proteção constitui-se numa necessidade vital, assim, como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Etapas previstas
1ª Etapa: Roda de conversa com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
- 2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
- 3ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida;
- 4ª Etapa: Trabalho com músicas, poesias, textos informativos sobre o tema;
- 5ª Montagem de um mural sobre o assunto.
Avaliação
A avaliação será feita de forma contínua, através dos questionamentos, das atitudes da participação e cooperação do trabalho durante a realização do projeto e principalmente através das mudanças de atitude quanto à preservação e consumo consciente da água.
Veja mais...