Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Literatura no Ensino de Ciências

A Professora da disciplina de ciências, Luciane Hass, em conjunto com os alunos das 6ª séries A, B e C do Ensino Fundamental, está desenvolvendo seu projeto do PDE: "Utilização da Literatura como ferramenta no Ensino de Ciências".
Nesta proposta de trabalho, a mesma apresenta sugestões de leituras e atividades relacionadas que podem auxiliar o professor no desenvolvimento dos conteúdos de ciências de uma maneira mais integradora e abrangente, contemplando muitos assuntos. Isso possibilita a participação mais efetiva do aluno em sala de aula, proporcionando uma maior motivação e interesse na construção de novos conhecimentos científicos.


Os livros escolhidos para o desenvolvimento do projeto foram:

O Caso da Borboleta Atíria
Lúcia Machado de Almeida
Atíria é uma borboleta órfã criada por uma Jitiranabóia. Por causa de um defeito em suas asinhas, ela não pode voar longas distâncias - e todos os insetos colaboram para ajudá-la em suas revoadas pela mata. Só que de repente surge um perigo para o mundo das borboletas: um ser misterioso - uma mariposa? uma coruja? - começa a matar algumas delas. Quando Atíria conhece o Príncipe Grilo, sua vida também passa a correr perigo. E corajosamente a borboletinha vai enfrentar os inimigos (e passar pela tal câmara de tortura, e enfrentar o Esqueleto-vivo) até desvendar todo o mistério.

O Menino do Dedo Verde
Maurice Druon
O menino do dedo verde, é o único livro de ficção escrito pelo historiador francês Maurice Druon. Tistu era um menino no mínimo estranho. Não aceitava idéias pré-fabricadas das pessoas grandes, que não sabem, por mais que o pretendam, de onde foi que viemos, por que estamos aqui e o que devemos fazer neste mundo... Tistu, de passagem por este planeta, deixa suas enigmáticas impressões digitais, que trazem renovação e alegria.

Fonte: http://www.olivreiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário